Cabine de Pintura

O que é cabine de pintura?

  A cabine de pintura, conhecida em algumas regiões como estufa ou câmara de pintura, é um equipamento utilizado para obter qualidade e agilidade no processo de pintura de automóveis, móveis, peças e outros. 

Esse equipamento impede que ciscos ou poeiras presentes no ambiente assentem sobre a peça conferindo qualidade muito superior à pintura além de impedir que os resíduos de tinta pulverizada no processo de pintura sejam dispersos no ambiente poluindo o ar.

As cabines de pintura dotadas de sistema de secagem aquecem o ar no seu interior promovendo a cura total da tinta em poucos minutos, permitindo um excepcional ganho de tempo. Vamos listar abaixo as principais vantagens da utilização da cabine:

  • Produtividade: Nos modelos com ciclo de secagem, a cura total da tinta é alcançada em cerca de 30 minutos. Já o mesmo processo sem a cabine de pintura, pode levar até mais de 48 horas, dependendo das condições do tempo (umidade do ar, baixas temperaturas, chuvas e nebulosidade).
  • Economia: Como a produtividade aumenta os custos produtivos caem: menos tempo empregado em cada serviço, menos espaço para acomodação dos veículos, menos custos com mão-de-obra por serviço, etc.
  • Qualidade: A cabine de pintura aumenta acentuadamente a qualidade devido a três fatores:
  1. Ao duplo sistema de filtragem do ar que elimina ciscos tornando desnecessários os retoques e polimentos.
  2. Ao sistema de secagem rápida que elimina o risco de acidentes que podem danificar a pintura como esbarrões, toques e assentamento de ciscos.
  3. ao sistema de iluminação que permite ao aplicador uma excelente visualização das cores e das peças onde a tinta será aplicada.
  • Adequação ambiental e trabalhista: Graças ao sistema de filtragem que devolve ao meio ambiente o ar livre das partículas de tintas, a cabine de pintura proporciona a adequação da empresa às crescentes exigências ambientais. Como a névoa causada pela tinta é eliminada, os trabalhadores do setor de pintura não ficam expostos aos contaminantes do processo.
  • Qualidade do ambiente empresarial: Por ser um ambiente fechado com troca controlada de ar com o ambiente exterior, a cabine de pintura evita que outros setores da empresa sejam atingidos pela névoa de tinta.

Quais são os tipos de cabine de pintura?

Para aplicação de tinta líquida, existem dois tipos de cabines de pintura de acordo com o posicionamento da saída do ar:

cabine de pintura com saída de ar no piso

cabine de pintura com saída de ar no piso

 As cabines de pintura com saída de ar no piso, chamado sistema Down Draft, possuem grades no piso dotadas de filtros para onde o ar é empurrado  e conduzido pelo grupo de exaustão. Nesse sistema é necessária a execução de uma obra civil para fazer o fosso abaixo das grades.

cabine de pintura com saída de ar lateral

cabine de pintura com saída lateral

Já as cabines de pintura com saída de ar lateral, o chamado sistema Side Down Draft, dispensa obra civil para construção do fosso.

Como é o funcionamento da cabine de pintura na fase de pintura?

 O ar entra na cabine aspirado pelo ventilador e filtrado pelos filtros-bolsa. O ar é pressurizado pelo grupo gerador e chega ao pulmão na parte superior da cabine onde é filtrado novamente (filtro do teto) para retirar toda impureza que possa assentar sobre o veículo durante a pintura.

O ar então é empurrado em direção ao piso (sistema de pressão positiva) envolvendo todo o veículo e carregando a névoa gerada durante a aplicação de tinta. Sob as grades do piso, outro conjunto de filtros retém essas partículas impedindo que elas sejam dispersas no ar.

Como é o funcionamento da cabine de pintura na fase de secagem?

O ar é aquecido no grupo termo ventilador antes de ser pressurizado. O grupo termo ventilador aquece o ar à medida que ele se desloca entre um sistema de tubos altamente aquecidos por um queimador alimentado por diesel, gás natural ou GLP.

O ar quente circula no ambiente interno da cabine de pintura promovendo a secagem total da tinta. O veículo fica pronto para ser montado em aproximadamente 30 minutos.

Quais os principais componentes de uma cabine de pintura?

Os principais componentes da cabine de pintura são descritos a seguir:

- Componentes estruturais: são os painéis, portas, frontal, teto e gradeado do piso. As cabines de boa qualidade são confeccionadas com painéis de chapa dupla injetadas com poliuretano e encaixe macho/fêmea. Esses painéis impedem a dissipação do calor na fase de secagem além de conferir qualidade estética, robustez e durabilidade ao equipamento.

- Componentes elétricos: são as luminárias, motores, quadro de comando e queimador. A quantidade de luminárias e o posicionamento interferem na visualização da cor da tinta e das peças. O motor posicionado no grupo termo ventilador é responsável pela vazão de ar necessária para o funcionamento da cabine. O quadro de comando é o instrumento que o operador utiliza para determinar a fase em que a cabine opera (pintura ou secagem), a programação do tempo e da temperatura interna, o número de horas de funcionamento para realização das manutenções preventivas etc. O queimador é responsável pelo aquecimento do ar na fase de secagem. È um componente eletrônico de alta sensibilidade que deve ser inspecionado apenas por profissionais qualificados e protegido de qualquer intempérie. Utiliza gás GLP ou diesel como combustível.

Componentes de filtragem:

- filtros na captação do ar, no teto (pulmão) e no piso da cabine. A qualidade desses filtros sobretudo os do teto interfere enormemente na qualidade da pintura pois eliminam as partículas presentes no ar. Além disso os filtros devem ser trocados conforme a saturação indicada pelo manômetro. Se os filtros chegarem ao limite de saturação e não forem imediatamente trocados, a pressão interna da cabine aumenta e ela passa a funcionar de maneira precária. Em alguns casos a estrutura da cabine pode ser danificada pela pressão constantemente excessiva no seu interior.

Componente termo ventilador: grupo de captação, pressurização e aquecimento do ar. A quantidade e potência dos sirocos que captam e pressurizam o ar estão diretamente relacionados à vazão de ar da cabine. Já a potência do queimador interfere no tempo que a cabine necessita para alcançar a temperatura ideal de secagem e manter-se nela.

Quais são os itens de segurança de uma cabine de pintura?

Existem fabricantes de cabine que utilizam o sistema de queima direta para aquecer rapidamente o ar no interior da cabine na fase de secagem. Isso significa que o ar é aquecido pelo contato direto com a chama do queimador. Apesar de o ar ser aquecido mais rapidamente nesse sistema, ele possui alto risco de incêndio. São vários os casos relatados de cabines que incendiaram durante o processo de secagem causando a perda total do equipamento e do veículo em pintura.

O trocador de calor é um equipamento que não permite o contato da chama do queimador diretamente com o ar pressurizado da cabine, reduzindo a zero esse risco.

Os filtros utilizados também devem ser de boa qualidade seguindo as normas da ABNT quanto à classe de filtragem e de risco de incêndio. Outro item de segurança são os trincos anti-pânico que abrem as portas da cabine automaticamente em caso de aumento da pressão interna. Esse aumento da pressão se dá geralmente por saturação dos filtros que impedem a vazão ideal do ar.

O botão de emergência localizado no quadro de comando da cabine permite desligar todo sistema elétrico evitando assim maiores danos em caso de acidentes.

  1. #1 by Patricia Trindade on 26 de agosto de 2011 - 23:41

    Estamos interessado em adquirir um cabine de pintura com carrossel para aplicação de primer e adesivo liquido em peças metalicas (para produtos de metal borracha). A cabine deve ter controle de velocidade, estação com 3 pistolas , estufa para secagem e carvão ativado para eliminação de odores.
    Fico no aguardo de um rápido retorno.
    Grata

    • #2 by suporte on 26 de agosto de 2011 - 23:59

      Patricia,
      obrigado pelo seu contato.
      Sua mensagem será encaminhada para a área de vendas e brevemente respondida.
      Equipe STK Brasil.

  2. #3 by lourençõ on 29 de setembro de 2011 - 19:22

    Olá,em que temperatura e o ideal para trabalhar com esta cabine de pintura para a secagem .aguardo retorno

    • #4 by rosi on 17 de novembro de 2011 - 17:27

      Lourenço, a temperatura utilizada é de 60ºC conforme a orientação da maioria dos fabricantes de tintas.

  3. #5 by Fabiana on 18 de outubro de 2011 - 10:24

    Caros, gostaria de saber qual cabine eu posso adquirir para pintar as ferragens das estruturas das coberturas. tenho algumas com mais de 5m de comprimento. então preciso de espaço mais no comprimento do que largura. Como faço? como montar? Qual os valores?
    Aguardo, Grata
    Fabiana

    • #6 by rosi on 17 de novembro de 2011 - 17:26

      Obrigada pelo comentário, a área de vendas entrará em contato.

  4. #7 by Norma N. Freire on 28 de novembro de 2011 - 12:34

    Bom dia,

    No nosso caso necessitamos adequar nossa cabine de pintura (que já está construída e de tijolo), com o sistema de filtragem, qual o equipamento que voces indicam? efetuam este serviço.
    Agradeço qualquer informação pois não entendemos como funciona este sistema.

    Atenciosamente,
    Norma N. Freire

  5. #8 by Eduardo on 28 de janeiro de 2012 - 19:49

    Tenho uma cabine com cortina d’agua porem ainda sinto cheiro de solvente quando vou para fora do galpão. Gostaria de resolver este problema e quero saber se podem me ajudar?
    Aguardo, Eduardo

    • #9 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 19:55

      Boa tarde Sr.Eduardo.
      Entre no nosso site: http://www.stikcar.com.br , temos a cabine STK PRATIK em promoção
      nela pode acrescentar o filtro de carvão ativado muda o valor da cabine,mas diminui
      bastante o cheiro em torno de 70%.
      Para maiores informações, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!
      Obrigada.

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  6. #10 by henderson on 15 de maio de 2012 - 14:18

    estou cotando uma cabine de pintura aproximadamente 3 x5, sou proprietário de uma funilaria.

    vocês trabalham com esse produto.

    • #11 by Rosi Marcante on 21 de maio de 2012 - 19:00

      Caro Sr. Henderson,

      será um prazer atendê-lo! As dimensões colocadas pelo senhor para a cabine de pintura não são as mais adequadas. As dimensões padrão para o setor automotivo são em torno de 4 x 7,30 m.
      Mas se houver necessidade de trabalhar em outras medidas, podemos acessorá-lo para a escolha da melhor opção que atenda às necessidades da sua empresa.

  7. #12 by Cintia Pimentel on 17 de maio de 2012 - 19:00

    Estou interessada em adquirir uma cabine de pintura para automóveis com estufa para secagem. Preciso de um bom espaço interno para pintura de veículos maiores ( Vans e Pickups).

    • #13 by Rosi Marcante on 21 de maio de 2012 - 18:51

      Cara Cintia,

      será um prazer atendê-la. Fabricamos cabines de pintura e secagem em diversas dimensões de acordo com as necessidades do cliente

  8. #14 by Montes Claros Diesel on 22 de abril de 2014 - 14:26

    Gostaria saber preço cabine de pintura e estufa para secagem usada para pintura cabine de caminhão.

    Caso possua, favor informe-me preço, condições de pagamento, local onde está instalada ( ou não) e prazo de entrega

    • #15 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 19:24

      Boa tarde!
      As cabines tem como opcinal o sistema de secagem, temos cabines instaladas também na Sotreq.
      Veja nosso site : http://www.stickcar.com.br
      Existem várias formas de pagamento FINAME/CARTÃO BNDS/BB CRÉDITO EMPRESA E OUTROS
      Entregas de até 30 dias após a aprovação bancária.

      Para maiores informações, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!

      Obrigada.

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  9. #16 by daiana on 14 de maio de 2014 - 19:04

    Ola gostaria de um orçamento aproximado para uma cabine de pintura de peças metalicas em um tamanho aproximado de 12×9

    • #17 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 18:09

      Boa tarde Daiana.

      Estas peças são industriais? 12 metros por 9 metros?Por favor entre em contato por telefone ou email.
      Estou a disposição. Será um prazer atendê-la!

      Obrigada!

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  10. #18 by helton on 18 de maio de 2014 - 21:21

    ola tenhointeresse em uma cabine de pintura e uma de preparaçao gentileza enviar orçamento com prazo de entrega e forma de pgto fico agradecido estou estabelecido na cidade de sabara .

    • #19 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 17:02

      Boa tarde Helton.

      Temos a cabine de pintura STK PRATIK e o Plano Aspirante em promoção este mês,
      com condições de entregar especial para Sabará.
      Veja nosso site: http://www.stikcar.com.br
      Para maiores informações, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!
      Obrigada.

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  11. #20 by Kasper Danicki on 21 de maio de 2014 - 18:19

    Boa tarde, qual a media de preço de uma cabine como essa e quais as opções?

    ela diminui com certeza os odores de tinta da oficina, correto?

    att.Kasper Danicki

    • #21 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 16:52

      Boa tarde Kasper Danicki.
      O preço da Cabine é de acordo com o modelo, preciso saber da sua demanda.
      A redução de odores é em torno de 70%,quando usado o filtro de carvão ativado(que é opcional).
      Veja nosso site,temos vários tipos de Cabines: http://www.stikcar.com.br
      Para maiores informações, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!
      Obrigada.

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  12. #22 by Aspirante Filipe Santos on 16 de junho de 2014 - 23:55

    Gostaria de Saber as especificações elétricas necessárias para a instalação de uma cabine como essa.

    Realizo Pinturas de ônibus, caminhões e cavalos mecânicos

    Desde já grato

    • #23 by Rosi Marcante on 1 de setembro de 2014 - 16:28

      Boa tarde Sr.Filipe Santos.
      Trabalhamos com voltagem trifásica 220v ,mas podemos executar projetos especiais
      como o modelo que está no site :www.stikcar.com.br , cabine de pintura industrial STK IND.

      Para maiores informações, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!

      Anelice Martuchello.
      Depto.Comercial.
      STK Brasil Ltda.
      (031)3622-8892.
      http://www.stikcar.com.br

  13. #24 by André on 15 de julho de 2014 - 20:01

    Estou interessado em adquirir uma cabine de pintura para aplicação de cromo e pinturas em geral
    Fico no aguardo.

  14. #26 by Daniel on 18 de julho de 2014 - 17:57

    Gostaria de saber se há possibilidade de comprar só as portas com o marco completo para uma cabine de pintura. Qual seria o valor?
    Grato!

  15. #28 by claudemir on 4 de agosto de 2014 - 14:51

    gostaria de saber preço e financiamento

(não será publicado)